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Saiba MaisMigração de Plano de Saúde: O que você precisa saber antes de fazer a troca
Migração de Plano de Saúde: O que você precisa saber antes de fazer a troca
O plano de saúde é um benefício importante para garantir a segurança e o cuidado com a saúde de você e de sua família. No entanto, muitas vezes, as necessidades mudam e pode ser necessário migrar para um novo plano que melhor atenda às suas expectativas.
Em primeiro momento, precisamos entender o que é um contrato de plano de saúde. Este contrato é regulado pela lei de nº 9.656 de junho de 1998, no qual consiste em que a operadora de plano de saúde vai disponibilizar uma rede credenciada ou não para o tratamento da saúde do contratante, no qual receberá uma quantia em dinheiro, como contraprestação. Ou seja, o consumidor irá efetuar o pagamento da mensalidade e a operadora de plano de saúde prestará o serviço de saúde.
Ressaltemos, que este tipo de contratação faz parte da saúde suplementar, no qual, também faz parte, os seguros de saúde e os planos de auto gestão.
Antes de 1998, os planos de saúde não tinham uma regulamentação própria, por isso, o contrato ficaria determinado entre as partes, qual seria o plano base e demais questões inerentes a cobertura, carência e dentre outras cláusulas legais. Portanto, o consumidor ficava “na mão” das operadoras de planos de saúde.
Só que a partir da vigência da lei, todos os contratos que seriam firmados precisam de passar pelos critérios básicos previstos pela lei e Agencia Nacional de Saúde- ANS. Assim, criou-se a modalidade dos planos novos e dos planos velhos, através das inúmeras reportagens em época.
Os planos velhos, de certa maneira, podem ser mais vantajosos para o consumidor, porque tais contratos podem contemplar coberturas que um plano novo não tem. Daí, iniciou um movimento, dos planos de saúde e dos consumidores, para migrarem de plano de saúde, dentro da mesma operadora ou para operadora diferente.
A migração de plano de saúde refere-se ao processo de trocar um plano de saúde atual por outro plano de saúde. Essa mudança pode ocorrer por diferentes motivos, como insatisfação com o plano atual, busca por uma cobertura mais abrangente, redução de custos ou qualquer outro motivo que justifique a necessidade de trocar de operadora ou de plano.